Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Madonna - Conhecimento dos clientes e do mercado

Está claro que o sucesso de Madonna se fundamenta na profunda e perceptiva admiração de seus clientes e no entendimento do setor musical. Sua performance no MTV Video Music Awards em 1984 aos 26 anos de idade é considerada o primeiro golpe de mestre de uma carreira que veria muitos mais. Ela entrou no palco para cantar “Like a Virgin” vestindo um misto de corpete e vestido de noiva. Durante a apresentação, Madonna rolou no chão, revelando ligas e meias rendadas, e fez diversos movimentos sexualmente sugestivos. A apresentação foi chocante para a maioria do público, mas serviu para aumentar sua popularidade com seu principal grupo-alvo, os fãs adolescentes. Seus cabelos loiros tingidos com raízes marrons, luvas de renda sensuais, lingerie por cima da roupa e fivela de cinto com a inscrição “Brinquedo de Menino” definiram a moda teen pop da época.

Madonna também demonstrou ter know-how sobre o setor musical. Sabendo que este é fortemente influenciado por empresas como a emissora de televisão MTV e as grandes gravadoras, ela se juntou à MTV bem no começo de sua carreira. Seu primeiro álbum vendeu apenas moderadamente no início, mas, graças à presença freqüente na MTV, Madonna ganhou exposição nacional; o álbum chegou ao oitavo lugar na parada da revista norte-americana Billboard e foi disco de platina cinco vezes nos Estados Unidos. Por fim, vendeu aproximadamente 10 milhões de cópias no mundo todo. A MTV comercializou a imagem de Madonna agressivamente como uma combinação sexy e divertida das culturas punk e pop, e ela logo se tornou aliada próxima da rede.

Madonna também foi reconhecida como habilidosa autodivulgadora, um ingrediente crítico para o sucesso em um setor que vê novos concorrentes entrando quase diariamente. O uso da sexualidade como ferramenta de marketing lhe trouxe fama e notoriedade no início dos anos 90, quando se tornou uma das primeiras artistas do mercado de massa do mundo a manipular a justaposição de temas sexuais e religiosos. Em 2003, ela novamente gerou controvérsia quando beijou duas artistas no palco durante o MTV Video Music Awards. Essas ações revelam um entendimento profundo da política do setor musical e comprovam sua habilidade de caminhar sobre a tênue linha entre o chocante e o sacrifício da carreira.

A maioria das empresas e setores não tolera tal comportamento para chamar a atenção. No entanto, para progredir em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, elas precisam desenvolver um entendimento refinado de seus clientes e mercado, como fez Madonna. Uma fraca atenção à dinâmica do mercado e às crescentes necessidades dos consumidores pode fazer com que as empresas sejam suplantadas por suas rivais. Veja o caso de companhias anteriormente grandes como a Compaq e a DEC Systems, cujo foco interno e falta de visão do setor e dos consumidores as levaram de líderes de mercado a participantes secundárias da indústria da informática. Ou pense nos gestores que ficam trancados em modelos mentais de sucesso passado, incapazes de interpretar os movimentos de concorrentes ou as mudanças nas necessidades dos clientes. Profissionais de alto desempenho com histórico de sucesso têm visto sua carreira entrar em parafuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário