Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Madonna: empresária e gestora

Não sei se os leitores sabem, mas houve muita confusão na venda de ingressos aqui no Brasil para o show da Madonna. Mas todo esse auê não deixa de ser mais uma prova da maestria de marketing dessa cantora pop. Até em cima dos 50 anos de idade ela faturou. Claro, já se falou muito da capacidade de marketing dela, mas se fala pouco do seu empreendedorismo e do seu talento de gestão. Essa mulher fundou e gerencia as seguintes empresas: Boy Toy (editora), Siren Films (produtora de cinema), Slutco (produtora de vídeos) e Maverick (gravadora).

Como Madonna atingiu tanto sucesso? E por que deveríamos nos importar com isso? Porque as cinco dimensões de sua estratégia de sucesso (visão, conhecer os clientes e o mercado, alavancar competências e atacar os pontos fracos, implementação coerente e auto-renovação contínua) são igualmente fundamentais para o sucesso no mundo dos negócios. Vale a pena aprender com ela.
Falaremos de cada uma das cinco dimensões aqui no blog. A primeira é a VISÃO. Nos proximos post, falaremos dos demais.
Visão
Um dos mais importantes impulsionadores do sucesso de Madonna tem sido sua visão: ela decidiu se tornar a maior artista do sexo feminino do planeta. Entre 1983 e 2005, seus dez álbuns em estúdio, múltiplas turnês mundiais e aproximadamente uma dúzia de papéis em filmes criaram-lhe uma imagem e persona além de qualquer campo individual de entretenimento. Ao concretizar sua visão, ela também conseguiu muito dinheiro: é facilmente a artista mais bem paga do mundo artístico, com um patrimônio líquido de US$ 325 milhões. Seu espectro de atividades pessoais e profissionais –performances ao vivo, aparições em televisão, álbuns, clipes, filmes de Hollywood, livros e vínculos com atividades beneficentes– evidencia uma dedicação notável a esse objetivo único. Da mesma maneira que Madonna desenvolveu planos de carreira e objetivos de longo prazo para alcançar o sucesso, as empresas precisam ter uma visão de aonde querem ir e como chegar lá.

Leia no próximo post: Conhecimento dos clientes e do mercado. Até lá!

2 comentários:

  1. Muito interessante esse enfoque empresarial através de Madonna. Ela sintetiza tudo o que as empresas buscam no mercado de trabalho: visibilidade, um lugar e a permanência.
    Parabéns, vou indicar seu blog aos meus alunos.
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Dermeval,
    Gostei muito da analogia dos negócios com o case Madonna. Parabéns pelo material está muito bom!

    ResponderExcluir