Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2009

Motivação no trabalho em baixa? Veja as dicas.

Se você está há algum tempo desempenhando as mesmas tarefas, ocupando o mesmo cargo ou na mesma empresa sem muitas mudanças, é possível que o entusiasmo do início tenha caído em função da rotina. Veja essas dicas para encontrar novas motivações.
São sete dicas.

1. Estabeleça um objetivo de trabalho atraente, desafiante e preciso. Você deve impor a si mesmo uma certa dificuldade, mas a meta estabelecida não deve ser impossível. Ou seja, estabeleça um objetivo que seja interessante pessoal e profissionalmente, e ao mesmo tempo possível de ser atingido com o esforço adequado.


2. Planeje uma estratégia - como vai fazer - e estabeleça uma data para atingir o seu objetivo, a médio prazo. Não é aconselhável se impor metas imediatas, já que você não terá tempo suficiente para absorver a sua nova atitude motivadora. O prazo também não deve ser longo demais, para não desestimular.


3. Estabeleça indicadores concretos para avaliar o seu grau de cumprimento. A motivação varia de acordo com o dia e depende das circunstâncias. Para ajudar a avaliar as suas conquistas, avalie também como você se sente. Mas também aprenda a observar indicadores externos, menos sutis e mais objetivos.

4. Fortaleça a confiança em si mesmo e nas suas possibilidades de realizar um projeto. Todos os dias, faça alguma coisa concreta para cumprir o seu objetivo. Alcançar pequenos objetivos diários e com sucesso é muito motivador.



5. Acredite que você pode concretizar os seus planos. Pense nos valores em que você acredita e nas idéias mais positivas para superar os momentos do dia em que você fica mais desanimado.


6. Persevere e insista para alcançar os seus objetivos. Se alguma atividade for difícil e você pensar em adiá-la, divida-a em partes menores e se dedique a uma de cada vez.


7. Não procure contratempos, adversidades ou dificuldades. Procure desafios e soluções. As condições externas em geral são as mesmas. É a sua atitude que faz a diferença entre um problema e uma oportunidade. Ou voce faz parte do problema ou da solução.

Se mesmo assim voce tem encontrado dificuldades para modificar atitudes e comportamentos, uma dica é procurar um profissional de coaching para obter ajuda e orientação. Mas cuidado ao selecioná-lo! Foco na experiência, vivência e conhecimento. Não abra mão de procurar informações sobre o trabalho do coach. Testemunhos são muito importantes para lhe dar segurança na contratação. Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário