Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Harvard - Um século de liderança

Harvard Business School faz 100 anos de excelência na formação de líderes.
Numa reunião de trabalho, sentam-se à mesa executivos formados em algumas das principais escolas de negócio americanas. Um deles freqüentou Wharton, na Pensilvânia, outro formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e, um terceiro, na Kellogg, em Chicago, todas nos Estados Unidos. Mas é um quarto participante que assume o comando da equipe assim que a discussão começa. Ele não tem tanto conhecimento técnico, como o profissional de Wharton, para cuidar do aspecto financeiro do problema. Nem a habilidade do representante do MIT para analisar índices e estatísticas. E não é um especialista em marketing como o executivo da Kellogg. Mas, com uma visão global da situação e a capacidade de liderar, ele desenha uma estratégia e delega as tarefas. A história dessa suposta reunião, conhecida no métier acadêmico, pode até desagradar concorrentes, mas ilustra bem o perfil de um aluno da Harvard Business School (HBS). A escola sediada em Boston, também nos EUA, comemora neste ano o seu centenário. Ela não é a mais antiga, mas é sem dúvida a mais famosa e mais cobiçada pelos candidatos a MBA em todo o mundo.

CASO DE SUCESSO
E como eles fazem isso? O método é simples e objetivo. O que faz a diferença é a experiência e a competência em aplicá-lo. Há mais de 80 anos, a HBS definiu como metodologia principal de ensino o estudo de casos. Um aluno que se senta em seu banco para fazer um MBA em dois anos analisa e desenvolve soluções para 500 problemas reais enfrentados por empresas do mundo todo. São quase oito casos por semana, que demandam duas horas de estudo cada um. É uma verdadeira imersão na prática de gestão estratégica dos negócios, com destaque para liderança e tomada de decisão.
O aluno da Harvard precisa elaborar um plano de ação que contemple todos os aspectos do problema, discutir com o grupo a proposta e apresentar sua conclusão para a turma.

Lições centenárias

Conheça o perfil de um executivo formado na Harvard:
  • Enfrenta desafios como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
  • Desvenda cenários e problemas rapidamente e estabelece metas com eficácia.
  • Sabe delegar e motivar, melhorando a produtividade das pessoas e dos processos.
  • Preocupa-se com a capacitação e o desenvolvimento de sua equipe.
  • Gera resultados duradouros para a companhia.

Fonte: Você S.A. on-line. 7 de maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário