Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2009

Preciso de um treinamento de... Cuidado!

Tenho recebido algumas solicitações de treinamento e sempre me surpreendo com o pedido. Não me acostumo a isso. A porta de entrada é sempre a mesma. Pessoal desmotivado, resultados em queda, necessidades de engajar as pessoas para que se sintam comprometidos com os resultados e por aí vai.
Sem uma análise mais aprofundada, simplesmente pedem um "curso" como se todos os problemas se resolvessem. Engano profundo! Com tantos problemas manifestos e ocultos numa organização, aposto que se melhorar a comunicação as coisas melhoram. Na maioria das vezes o problema é de comunicação e feedback. Liderança e disciplina.
Treinar é para aprender a fazer algo. Concreto. Operar um equipamento, um software, aprender uma habilidade. Quando falamos sobre comportamento, atitude, querer fazer, estamos falando em desenvolver pessoas. E isso leva tempo. Novos hábitos, novas atitudes, novas ideias requerem força, vontade e energia. Exercício constante. É preciso ter paciência. E isso, o pessoal não tem. Quer uma proposta para amanhã. Um "conteúdo programático" do curso.
Existem entidades que oferecem seus "produtos" educativos sem o menor cuidado na customização baseada nos resultados que o cliente deseja. Tudo feito por telefone e pela internet. Erro de um lado, de quem pede, e erro do outro; de quem oferece o "produto". "Me engana que eu gosto". Você vai comprar um treinamento? Pense antes de fazê-lo! Analise os problemas de desempenho, identifique as causas e decida sobre uma ação de desenvolvimento. Lembre-se! Raramente um problema de desempenho está relacionado a falta de conhecimento, de habilidade. Afinal, se o funcionario foi contratado é porque ele possui as habilidades necessárias para cumprir suas atividades. Se não, a seleção furou. Na maioria das vezes, o problema está relacionado a atitudes, comportamentos e isto se resolve com liderança, feedback e comunicação.

Um comentário:

  1. As pessoas procuram no externo o que está dentro de cda um de nós. Parabéns.
    Eliane

    ResponderExcluir