Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mudança corporativa esbarra na resistência das pessoas

Estudo recente elaborado pela IBM e publicado em 6 de julho deste ano, revela que aproximadamente 60% dos projetos destinados a fazer mudanças não alcançaram o seu objetivo. Os maiores obstáculos ao efetivar uma transformação na organização, apura o estudo, são a cultura corporativa e a resistência das pessoas.

O estudo “Making Change Work” (Fazendo a Mudança Acontecer), realizado ao final de 2008 com mais de 1.500 executivos de 15 países, incluindo o Brasil, teve como objetivo analisar como as organizações gerenciam mudanças e identificar estratégias que contribuam para a melhoria dos resultados de seus projetos. Cerca de 60% dos entrevistados afirmaram que mudar a forma de pensar e a atitude das pessoas é um grande entrave, seguido da cultura corporativa com 49%, já que muitas vezes os funcionários têm dificuldade em se adaptar às transformações e temem encarar os desafios.

A principal conclusão deste estudo é que o alcance do sucesso em projetos não depende apenas da tecnologia, mas especialmente de pessoas. Se elas não quiserem, nada acontece. Uma empresa que tem dificuldade de lidar com essa realidade e de impulsionar seus projetos de mudança na direção do êxito através das pessoas - e não apesar delas -, estará condenada a viver "no país do faz de conta". Eu finjo que trabalho, você finge que lidera e nós fingimos que os resultados são bons". Até que um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário