Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fórum Mundial de Marketing & Vendas - HSM

"Mais do que o conhecimento que adquiriu em suas inúmeras pesquisas, aulas e consultorias prestadas, o aclamado Philip Kotler, aos 78 anos possui a sabedoria que vem com a maturidade. Talvez seja parte dessa sabedoria que ele deseje transmitir ao conclamar os profissionais presentes no Fórum Mundial de Marketing e Vendas, prromovido pela HSM em São Paulo, para “deixar ir”, ou “deixar morrer”, planos, projetos, intenções, sonhos e convicções."

"Fechar as portas da empresa que está no declínio irrecuperável é um desses conselhos, cuja operacionalização depende muito mais do que frieza. Sabemos bem quantos de nós nos afogamos abraçados a uma iniciativa que naufraga (inclusive na vida dita “pessoal”). Saber a hora de parar, fechar ciclos. Que difícil!"

"Prosseguindo em suas sentenças capitais, Kotler humildemente cita seu colega Vijay Govindarajan para recomendar: “esqueça seletivamente o passado”. Em resumo, Kotler nos aconselha a abandonar os seguintes lastros:

· programas que não estejam dando certo;
· o hábito de dar descontos em suas melhores marcas;
· a tentação de colocar preço alto em marcas de menor custo;
· lucros imediatos (em prol do market share futuro);
· clientes, segmentos e localizações não lucrativos;
· produtos e marcas que não vendam bem ou que não sejam lucrativos;
· anúncios e promoções que não estejam dando resultados;
· distribuidores de desempenho medíocre."

Trocando em miúdos, a mensagem do professor é: coragem para realizar a destruição criativa!
Olhar para a empresa, de fora, imparcial, e fazer a lipoaspiração necessária para tornar a empresa mais leve, saudável e competitiva. Essa é a lição a aprender.

Fonte: blog da HSM em 19 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário