Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros".

Estou terminando de ler o livro do excelente filósofo Mário Sérgio Cortella - Qual é a tua obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética - e não poderia deixar de relatar uma passagem do livro sobre o que é ser líder. Reflita sobre esse texto.

"O  líder é aquele que é capaz de expor a capacidade de crescer coletivamente. Luciano de Crescenzo (Presidente da IBM na Itália até fazer cinquenta anos de idade, quando deixou a vida corporativa e foi ser ator de teatro e escrever livros de filosofia) é autor de frase que registro amiúde em todos os lugares que acesso: "Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros".

"Por que a gente, quando se encontra, bate nas costas no outro? Para ver se a asa do outro está lá. Se não estiver, você não voa.E tem gente que passa a vida desprezando a asa do outro. Porque é uma asa feminina ou masculina. Porque é uma asa de alguém que não é da sua área, Porque é uma asa de um outro sotaque. Porque é uma asa de uma outra nação. Porque é uma asa de outra cor. Porque é uma asa com menos cargo".

"Então, o que é um líder? É um instrutor e um parceiro de asas."

6 comentários:

  1. Bom dia, Sr.Dermeval! Tenho lido e recebido através de aplicativos a frase que o senhor citou... "Somos todos anjos com uma asa só..." A frase é atribuída ao grande poeta português Fernando Pessoa. Achei apenas uma referência a Luciano de Crescenzo. O senhor poderia confirmar-me a autoria da frase? Amo Fernando Pessoa e posto em meu Face muito de sua obra. E gostaria de postar tal frase. Mas bateu uma dúvida!!! Grato! Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo. Penso que por falta de aprofundamento ou jogada comercial, frases são atribuídas a Fernando Pessoa que tb admiro. Neste caso do texto extraído do excelente livro - Qual é a tua obra? do Professor Cortella, acredito ser de autoria do Crescenzo pelo fato de ser o Prof. Cortella um filósofo e intelectual de primeira grandeza. Dá uma olhada nesse blog: http://dilurdis.blogspot.com.br/2010/09/fernando-pessoa-nao-escreveu-estes.html
      Um abraço, Dermeval

      Excluir
    2. Uau! Muito obrigado, Sr. Dermeval! Além de responder-me, o Senhor me indicou um site maravilhoso! Estou lendo! Coisa de doido este mundo literário! rs. Muitíssimo obrigado! Saúde e tranquilidade para o Senhor! Abraços!

      Excluir
    3. Essa frase não é de nenhum nem de outro...ela representa um símbolo do amor de um conto chinês.....é a lenda de um pássaro que representa o amor....

      Excluir
  2. Bom dia
    Acabei de receber essa frase citada à cima e duvidei que fosse do Pessoa, vim pesquisar no Google e encontrei esse post indicando o autor. Muito obrigada!

    ResponderExcluir