Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Criação de Valor será a próxima evolução no Management


Do ex-CEO Howard Behar, “Nós somos uma empresa de pessoas que servem café, e não uma empresa de café que serve pessoas”. O que é a sua empresa? Qual a sua proposta de valor?

O professor Venkat Ramaswamy - palestrante da Expo09 - falou sobre a importância da co-criação entre empresas e clientes para o desenvolvimento de valores comuns para os dois lados. “Venho para trazer uma mensagem de otimismo e esperança, pois estamos no meio de um processo de mudança em que podemos fortalecer o poder de integração da experiência humana”, comentou.
O professor comentou dois casos brasileiros de sucesso na implantação do conceito da co-criação. O primeiro deles foi o Senai, que procurou adaptar sua imagem tradicional de educação ao avaliar como o interesse pelo aprendizado de seus alunos estava mudando e ao constatar que as indústrias que atendia estavam precisando de um novo tipo de treinamento.

Para isso, buscou entender quais as necessidades de seus novos alunos e criou um programa que permite a eles vivenciar as práticas profissionais antes de decidir qual curso frequentar. Em seguida, falou do Hospital Moinhos de Vento, que repensou sua estratégia a partir do ponto de vista de enfermeiras, médicos, pacientes, famílias, organizações comerciais e empresas de seguro saúde. “Eis o segredo: descobrir como se criar valor para o futuro. E as empresas que querem um futuro sadio precisam estar atentas a todos os seus stakeholders”, finalizou.
Onde ficam os planejamentos estratégicos ainda realizados de maneira ortodóxica? Distante dos clientes, do mercado, dos fornecedores e, às vezes, dos funcionários. Quer fazer um planejamento para 2010 diferente? Entregue a cada funcionario uma folha de papel em branco e um lápis. Pronto! Começou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário