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sábado, 24 de julho de 2010

A sedução e os perigos das atuais abordagens de liderança

Ser capaz de possuir os atributos de liderança é ótimo, mas a capacidade deve ser direcionada para aplicações adequadas e com um propósito claro.


Liderança eficaz = Atributos + Resultados

Normalmente os líderes e empresas apresentam certo viés para um dos lados da equação acima. O sujeito é uma ótima pessoa mas seus resultados não são assim tão bons, ou consegue excelentes resultados mas através de comportamentos duvidosos. Para equilibrar atributos e resultados, vamos chamar de DNA de Liderança. Este DNA de atributos e resultados cria o mapa da trajetória para o aprimoramento dos líderes.


Vamos focar nos atributos. Para tanto, temos 3 categorias que devem ser levadas em conta:


1. Como os líderes são - Seus valores, motivações, traços pessoais e caráter.
2. O que os líderes sabem - Suas habilidades e capacidades.
3. O que os líderes fazem - Seus comportamentos, hábitos e estilos.


A maioria dos programas de liderança, feitos pelas empresas, possuem essa abordagem. Não que estejam errados, mas talvez se esqueçam de "amarrar" com os resultados que a empresa deseja alcançar. Entender isso é muito importante. A ideia é a de que os "números" sejam produzidos da maneira correta. Observe a figura abaixo:

Quando trabalhamos os atributos estamos vivenciando valores - do indivíduo, do grupo, da empresa -; quando trabalhamos os resultados, estamos nos orientando para os números que deve ser alcançados. Portanto, este equilíbrio é muito importante para o sucesso das empresas e dos programas de desenvolvimento de lideranças. Atributos e resultados são indissociáveis e fazem parte das responsabilidades dos líderes.

Quando você for desenvolver um programa de liderança para a sua empresa, certifique-se de que as competências que você deseja instalar nos líderes estejam alinhadas com os resultados que a empresa pretende alcançar. Deixando claro para todos o que se espera deles e que serão cobrados por isso. A avaliação de resultados do programa será a qualidade com que os objetivos ou metas do departamento ou da empresa serão alcançados. É nessa hora que você pode "amarrar" um processo de avaliação de desempenho. Se for 360 Graus, melhor ainda. Para ler mais sobre isso, veja na Newsletter Insight o artigo: Porque bons programas de liderança falham. Link aqui no blog.

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