Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nem X, nem Y, nem Z. Qual a próxima geração que veio para ficar?

Pontuar gerações talvez tenha sido bom para caracterizar o estilo e o comportamento das pessoas em determinadas épocas. Mas creio que como todo modismo, isto deve passar. Muita bobagem se escreve por aí, confundindo mais do que esclarecendo.

Fala-se agora da geração Z de pessoas nascidas no ano 2000. Ora... Essas crianças ainda não desmamaram! Paranóia! Para manter o nexo, penso que está se evidenciando a formação de uma geração de pessoas e profissionais diferentes e não pertencentes a uma geração temporal, com data de validade à vista. Estou falando dos NEXIALISTAS. Pessoas e profissionais que fazem as conexões necessárias para dar sentido as coisas. São apaixonadas por fazer o nexo das coisas. Vão fundo e não se deixam levar pelos modismos. São espíritos de crianças que não se cansam de fazer perguntas. Não possuem todas as respostas, mas sabe onde encontrá-las. São inconformados com o status quo. São incentivadores de mudanças, gostam de inovar e não medem esforços para influenciar positivamente outras pessoas, para que esvaziem suas mentes e possam adquirir novos aprendizados.

Eternos insatisfeitos, questionam a convenção estabelecida. Conseguem navegar com maestria entre as gerações conhecidas, e não se cansa de ser um eterno aprendiz da vida. Essas pessoas podem pertencer a qualquer geração - baby boomers, X, Y ou mesmo Z. Não importa. O que importa é ter a capacidade e a competência para entender a realidade e, com humildade, oferecer ajuda a quem deseja ser ajudado. Ser prestadio. Diante disso tudo, vou mesmo ficar a geração N. Dos nexialistas. Abrangentes, conectados às pessoas, apaixonados pelo que fazem. Estes são os profissionais que fazem a diferença na vida das pessoas e das organizações. 

Trabalhar com um nexialista pode ser uma experiência gratificante. Imagine um líder nexialista? Por isso penso que a Geração N veio para ficar! Você concorda? Se não, leia de novo esse post. Escreva! Opine! Fale algo!

Um comentário:

  1. Olá, gosto da definição "Geração N"! concordo com você, quando diz que essa geração não precisa ser "uma nova geração" emergente em termos cronológicos...é muito mais do que isso. É o desabrochar de uma nova visão e Filosofia aplicada à própria vida. Nexialistas são pessoas que acreditam na enorme Rede de Conectividade existente no Universo, e sabem que toda ação gera uma reação(como já foi provado cientificamente),por isso mesmo valorizam seu tempo e estão sempre criando novas conexões que fazem mover essa energia universal. Acredito que para isso os Nexialistas tem uma potente arma que podem utilizar no dia a dia, a ciência da "Comunicação". O desenvolvimento dessa habilidade lhes confere um certo "poder" de compreender o outro e por ele ser compreendido, gerando assim confiança e comprometimento em suas relações, sejam elas quais forem. Luana

    ResponderExcluir