Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HSM - Jim Collins e dez lições para empresários e líderes brasileiros

Como sempre um grande evento para oxigenar nossos cerébros. Terminou nesta quarta (10/11/2010) o maior evento de management da América Latina. Sou fã do Jim Collins, autor de best seller como Empesas Feitas para Crescer. Reproduzo aqui, o texto do site da HSM com 10 lições aos empresários e líderes brasileiros. São elas:

  1. 1. Façam o diagnóstico da empresa para saber em que estágio do sucesso está. No site do Jim Collins é possível acessar um questionário que funciona como uma espécie de enquete baseado no estudo “Empresas feitas para crescer”. Baixe a ferramenta e discuta as ideias com suas equipes:
  2. 2. Nos próximos 30 dias respondam as seguintes perguntas: quantos cargos chave estão sendo ocupados pelas pessoas certas? Quais são os planos para que mais do que 90% estejam adequados?
  3. 3. Construa seu próprio conselho pessoal, que funciona como grupo de mentores que o inspire e oriente a crescer.
  4. 4. No próximo ano duplique o número de perguntas em relação ao número de afirmações que faz. “Os lideres fazem perguntas excelentes. Não sabem necessariamente todas as respostas”, explica Collins.
  5. 5. Na sua próxima reunião com sua equipe, crie um inventário de fatos brutais. Inicie a reunião questionando: Quais são os fatos brutais que precisa enfrentar que ainda não enfrentou?
  6. 6. Descubra a sua paixão.
  7. 7. Liste aquilo que não está contribuindo para o resultado. Afinal, para Collins, “trabalho é infinito e o tempo e finito. A ideia de administrar o trabalho é uma receita para a loucura. Discipline-se para saber o que parar de fazer”.
  8. 8. Reserve pelo menos um dia inteiro sem acesso a internet. “Você precisa  de tempo para raciocinar, sem que seja interrompido”, pontua Collins.
  9. 9. Esclareça e se comprometa com seus valores essenciais. Comece a conversar com os jovens. “Para se integrar com as novas gerações, preserve seus valores e se permita ser questionado”, diz Collins.
  10. 10. Defina um grande sonho no horizonte de 10 a 25 anos. “Metas audaciosas, grandes e cabeludas. Isto pode ser feito também em nível pessoal”, conclui.
Missão cumprida, Collins deixa a HSM ExpoManagement 2010 com a seguinte mensagem: “O caminho para sair da escuridão começa com aqueles indivíduos persistentes. Jamais desistam da ideia de construir uma grande empresa. Estejam dispostos a enfrentar a destruição, mas jamais abandonem os seus valores essenciais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário