Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O que esperar de 2011

Trocando ideias com alguns amigos, a mensagem para 2011 parece clara. Otimismo, energia e profissionalismo serão as palavras-chaves desse novo ano. A economia anda aquecida e nada parece frear o estímulo ao consumo, fruto de mais dinheiro na mão dos consumidores e da agressiva "midia propagandista". 

Para profissionais e empresários, talvez seja um momento de aperfeiçoar a capacidade de enxergar além do óbvio. Das práticas aprendidas e dominadas, para experimentar novas ideias e correr mais riscos. Se existe uma "verdade verdadeira" é a de que não conseguiremos fazer resultados diferentes fazendo a mesma coisa que sempre fizemos". Este, um velho ditado conhecido mas não aprendido por muitos.

Para fazer diferente é preciso cercar-se de pessoas diferentes, que pensam diferente. O estímulo à diversidade de ideias e pensamentos, de formações e de conhecimentos é fundamental para provocar a quebra da cultura da rotina. Estamos falando de líderes, gerentes e pessoas que estão no comando das empresas e se tem algo que eu acredito mesmo é que um líder existe numa empresa para promover mudanças. E não para manter as coisas como sempre foram. Neste caso, não precisamos de líderes nas empresas. Pense sobre isso.

Os temas mais "quentes" que qualquer líder precisa estar ligado, são: planejamento, orçamento, gestão de pessoas, finanças e marketing em toda a sua grandeza. Você pode dizer: - Como? Nós temos líderes especialistas, cada um na sua área! Eu digo: - Que pena! - Quem está perdendo é a sua empresa. Na cabeça deles, algo pode estar dizendo assim: - É Deus por todos e cada um por si!. Que pena. Ou. - Que tal rever esse conceito? Que tal ter líderes NEXIALISTAS em sua empresa? Isto fará toda a diferença. Pode apostar a sua vida nisso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário