Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

Afinal, o que fazem os líderes?

Para saber a resposta utilizei o que há de mais democrático atualmente. As Redes Sociais na internet. Através do linked-in, postei a questão e recebi vários comentários. Leves, pesados, ácidos, amorosos ou raivosos, retratam, por vezes, o estado emocional dos respondentes a partir de suas vivências como subordinados. E talvez como chefes, visto que não é possível ao indivíduo ser um super-homem em competências de liderança. Sempre temos o que corrigir, aperfeiçoar. Vejamos agora, o que a turma do linked-in falou.
1. O líder observa, desenvolve, decide, se comunica com clareza, se reserva, e tem a capacidade de falar sem emitir palavras. Tem o poder de mover e transformar por seus atos e não por seu comando.

2. Líderes contribuem para o crescimento e melhoria dos resultados de uma equipe, empresa e projetos com maestria, equilíbrio e domínio.

3. O líder nato conquista seus colaboradores e seus superiores demonstrando toda sua capacidade técnica. A sabedoria de transmiti-la aos seus subordinados de forma clara e objetiva. Também, ao mesmo tempo que atende às exigências do cargo, busca valorizar o seu pessoal, além procurar estar sempre disponível para dúvidas e necessidades.

4. Líder é aquele ser que faz com a equipe seja autônoma, independente. Faz com que os liderados tenham o poder de decidir, atuar e mudar.

5. O líder mostra o caminho a ser percorrido, simplifica, resume, fala na mesma língua e afasta o medo.

6. O líder acredita em si mesmo e convence aos demais.

7. O Líder eleva a auto-estima.

8. O líder é o responsável pela excelência de uma organização.

9. Inspira, pela prática coerente, a sua equipe. Apóia e ouve muito de modo a estimular trocas verdadeiras e o espírito de cooperação. É capaz de ser firme e claro quanto ao alcance dos objetivos.

10. O líder inspira e manifesta orgulho nos liderados.

11. Consegue ver uma oportunidade onde muitos não enxergam. A partir daí, o líder motiva, inspira, desenvolve e prepara as pessoas para transformar aquela oportunidade em resultados e em sucesso.

12. O líder fortalece a empresa as competências da empresa. Não é somente focado em sua área de atuação.

13. Líder é aquele que mesmo distante não faz falta.

14. Líderes dão sentido às organizações, mantendo vivos os propósitos da empresa.

15. Um líder é capaz de conquistar seus colaboradores e todos os seus colegas, tendo não o poder imposto, mas sim o "poder" pela conquista. Um líder deve incentivar seus liderados a crescer e trocar o maior número de informações possível, pois é somente assim que é possível um crescimento de forma constante e bem alicerçado. Além de todas as atribuições, do incentivo ao crescimento, até por seu papel de delegação, e do trabalho como um facilitador, ele deve ter em mente sempre formar outros líderes.

16. Um líder de verdade é aquele que sabe se impor sem a necessidade de causar constrangimento a seus subordinados. Ele sabe expor suas idéias e ouvir o que os outros têm a dizer, sendo humilde o suficiente para acatar ideias novas que venham de outros. Enfim, lidera sempre visando o bem coletivo sem se levar pelo individualismo.

17. Acredito que os Líderes influenciam pessoas. Eles têm uma visão que é maior do que eles mesmos e fazem com que outras pessoas adotem essa visão como se fosse delas mesmas.

18. Líder é aquele prepara o liderado para ser um líder em potencial. Proporcionando conhecimento, desafios, habilidades e mudanças.

19. Líder é aquele que tem a competência e o carisma de ensinar e, ao mesmo tempo, a paciência e o entusiasmo para aprender.

20. Se não consegue conduzir sua equipe até seu objetivo, dentro do prazo, cronograma e custos, então talvez não seja um líder.

21. Todo líder, além de influenciar pessoas deve ser um líder serviçal. Para ser um bom líder, tem que saber servir.

22. Líder é aquele que sabe manter, mesmo em tempo de caos, sua equipe coesa e motivada.

23. Os verdadeiros líderes descobrem outros líderes. Identificam potenciais, e sutilmente influenciam os outros.

24. Líderes formam outros líderes.

25. Liderar é obter resultados através das pessoas. E não apesar delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário