Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

20 dicas para fazer um currículo apresentável ou atraente

Tenho visto vários currículos de processos seletivos que estou realizando para empresas- clientes. Alguns passam outros não. Preocupado com a qualidade e a quantidade das informações apresentadas, resolvi escrever sobre esse assunto e ajudar as pessoas que desejam ser ajudadas. Se você achar coerente, reveja o seu CV à luz das dicas abaixo:


1 - Informações como RG, CPF, INSS, nome de pai, mãe, endereço detalhado, reservista, excesso de telefones de contato, recado com mãe, pai, parente, vários e-mails, endereço de rede social (exceto linked-in) SÃO TOTALMENTE DISPENSÁVEIS. Assim como foto. A não ser que seja uma exigência do anuncio. Aí eles querem saber se você é bonito ou bonita. Se for, já tem 17% de chance de ganhar mais do que uma pessoa feia. Diz uma pesquisa de americanos que não têm o que fazer. 
2 - Nome completo, naturalidade, idade, estado civil, filhos. OK! Comece com estas informações.
3 - Em seguida: OBJETIVO = cargo ao qual está se candidatando. Não faça mala direta de CV. É péssimo! Direcione o conteúdo à necessidade do cargo solicitado. Se está se candidatando a um cargo de liderança - coordenador, supervisor, gerente, diretor - coloque GESTOR de.....área específica. Faça CVs sob demanda!
4 - Descreva suas HABILIDADES - o que você sabe e pode FAZER e que esteja de acordo com a demanda da vaga. NÚMEROS são ótimos! Dão noção de volume. Metas alcançadas, projetos implantados, prazos cumpridos, número de pessoas lideradas, reduções de despesas ou custos alcançados etc. Pense muito sobre isso. Enriquece o CV.
5 - Descreva a sua EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - do trabalho mais recente para o mais antigo, com datas de entrada e saída. Mês e ano. nome correto da empresa. Cargo ocupado. Se teve promoções, deixe isso claro. Mostre a sua evolução. Um brevíssimo resumo do que a empresa faz, numero de empregados, algum destaque dessa empresa. Prêmio etc. Não desça até o nível de estagiário se você já está numa posição gerencial. Nada de 2º grau completo pela Escola da Dona Maria. No máximo uma história de 10 /15 anos nas empresas. Avalie com cuidado isso!
7 - Se você passou pouco tempo nas empresas - menos de 2 anos - prepare-se para a sabatina do selecionador sobre esse assunto.
8 - Descreva a sua FORMAÇÃO EDUCACIONAL - Nível superior, pós, MBA tudo com ano de início e de conclusão. Não deixe período aberto. 
9 - Descreva trabalho voluntário, trabalhos acadêmicos de peso, livros, artigos, etc. Isso tem peso. Demonstra que você se interessa pelo próximo e por aprender.
10 - Desenvolvimento Pessoal e Profissional - cursos, seminários, palestras que participou. Apenas cursos relevantes. 
11 - Nada de colocar que você é uma pessoa pra cima, comprometida, auto-motivada, com foco em resultado, blá, blá, blá.. Deixe que o selecionador descubra isso nas entrevistas e nos testes. A sua postura e atitude vai contar mais.
12 - Idiomas - básico, intermediário e avançado.Será que é assim? Pra mim, ou você tem ou não tem. Cuidado com isso. Se a exigência é a fluência num idioma, e você não tem, não mande o CV.
13 - Habilidades extra-curriculares - pode ser uma coisa legal. Hobbies como tocar um instrumento musical, um esporte que faz com frequência, um hábito saudável, fazer yoga, um mestre cuca na culinária, ciclista, etc. Demonstra que você se cuida. Cuida da mente e do corpo.
14 - Nada de declarações de querer contribuir para o engrandecimento da empresa, discorrer sobre ética, desejo de pertencer ao quadro de funcionários etc. Selecionadores não dão bola pra isso.
15 - Referências pessoais e profissionais podem ser dispensáveis no CV. Selecionadores somente buscam informações, quando o candidato passa pela primeira entrevista pessoal. Não é regra. Use o bom senso. Dependerá do cargo demandado.
16 - Seu currículo é a sua imagem. Quando responder a um anúncio virtual, tenha o cuidado de escrever um parágrafo encaminhando o CV. Educação é ótimo. Tem gente que joga uma pedra! Digo. Anexa o CV sem escrever uma só palavra. Ou então o que é pior. Em letras garrafais escreve: SEGUE CV EM ANEXO. Se foi pedido pretensão salarial, escreva e se houver flexibilidade para negociar, fale isso. 
17 - De novo. Não faça mala direta nem responda a anúncios que estão fora de suas qualificações. 
18 - Ao final da diagramação, salve como pdf. Ele garantirá que a formatação não sofra mudança.
19 - Não minta no CV. Se por acaso você for contratado pelas mentiras, não durará muito tempo. 
20 - Seja humilde. Peça ajuda aos amigos.
Se tudo isso faz sentido pra você, boa sorte na lipoaspiração de seu currículo.

4 comentários:

  1. Muito bom, Dermeval ! Espero que as pessoas leiam e façam bom proveito dessas preciosas dicas. Suely Vitorino

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo!

    Inclusive no Programa Matina da TV União tem um quadro chamado Atitude que comentamos sobre Currículo, vamos ajudar cada vez mais......

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Gotei muito das dicas! Obrigada... Hadassa Cristine Marques.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo, alterei algumas coisas no meu currículo. Vamos ver agora se entro novamente no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir