Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A valsa de um só pé

Começando 2012. Hora de colocar as ideias no blog.


Está cada vez mais evidente a necessidade das pequenas e médias empresas repensarem a função de recursos humanos. Há sete anos em Fortaleza, e tendo passado pela Coca Cola e pela JMacedo Alimentos, estou agora lidando com a realidade das PMEs. Uma distância abissal separa os RHs das grandes empresas para as pequenas e médias.

Existe uma relação direta entre o grau de maturidade da empresa e dos departamentos de RH. E quanto mais informal a cultura organizacional de trabalho, menos o RH é atuante, restringindo-se às funções de departamento pessoal.  

A total responsabilidade de uma contribuição maior ou menor do papel do RH nas empresas é do principal gestor (o dono), ou de seus comandados diretos (diretores, gerentes etc). Seus valores, suas crenças e regras permeiam a maneira como a organização opera. Isso é líquido e certo. A música que toca é a do ritmo preferido do dono. Se as pessoas estão dançando uma valsa sem seus pares, ou então, juntos mas pisando nos pés uns dos outros, esta é uma valsa desafinada, desalinhada.

PMEs sensíveis já descobriram que o caminho da excelência está no investimento forte nas pessoas. Seleção rigorosamente dentro dos perfis demandados pelos planos da empresa (presentes e futuros), educação e treinamento contínuo, não através de espasmos ou de análises superficiais, avaliação de desempenho, clareza nas descrições dos perfis técnicos e comportamentais, liderança forte, desenvolvida e integrada etc. Tudo isso fortalece a empresa na formação de uma cultura que a leve para um ambiente de inovação, engajamento e criatividade. 

Empresas inteligentes pensam e agem com propósitos claros, valores vividos, compartilhados, planos realistas e execuções perfeitas. Nada menos do que isso importa. 

2 comentários:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dermeval Franco18/1/12 10:42 PM

      obrigado Luiz! Aos internautas amigos recomendo uma visita no site www.luizpaschoal.com.br

      Excluir