Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Autoconhecimento precisa ser desenvolvido por líderes brasileiros, diz estudo da FDC

Pesquisa sobre características do líder ouviu 1200 empresários brasileiros.


Conhecer a si mesmo é essencial para que o líder esteja à frente de uma equipe e seja um exemplo para seus funcionários. No entanto, de acordo com um levantamento realizado pela Fundação Dom Cabral com 1200 gestores brasileiros, o autoconhecimento é uma característica que está faltando nos líderes.


A pesquisa considerou os principais traços que devem marcar os líderes, baseada em conceitos de dois autores da área, Daniel Goleman e Richard Boyatzis. Foram apontadas 18 competências básicas, desde a necessidade de boa comunicação até a capacidade de orientar a equipe para a capacitação. O objetivo, além de conhecer o perfil dos líderes empresariais brasileiros, foi descobrir os pontos que mais necessitam atenção para o desenvolvimento das lideranças.


Os pontos mais importantes que os líderes brasileiros precisam desenvolver, conforme a pesquisa são o autoconhecimento, o desenvolvimento da equipe (capacidade de formar seus sucessores), a comunicação e o equilíbrio emocional, especialmente diante de situações de pressão e estresse.


A professora de Liderança e Gestão de Pessoas Marta Campello, da FDC, afirma que a pesquisa aponta caminhos importantes para o desenvolvimento dos líderes nas empresas. "Muita gente é promovida a posições de liderança porque se destacou em seu trabalho, mas é preciso ir além da competência técnica e desenvolvimento operacional. O líder precisa se conhecer muito bem, conhecer o outro e saber lidar com os elementos que envolvem os relacionamentos", afirma a professora.


É hora dos programas de desenvolvimento levarem em conta este artigo. Um bom caminho são os processos de feedback 360 graus. Mesmo que não exista maturidade para tal. Não há tempo para melindres.

Fonte: http://www.administradores.com.br - acessado em 23/4/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário