Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cinquenta tons de RH

Lembrei do livro que está fazendo sucesso no mercado e resolvi escrever algumas linhas. Não li, mas sugere uma reflexão acerca do nosso trabalho em RH e diante das histórias que ouvimos no mundo físico e virtual sobre trabalhar com pessoas.

A área de RH vem sofrendo mudanças profundas e velozes nos últimos dez anos. De uma área cinzenta, ou pouco agregativa, ou distante do negócio e baseada em atividades mecânicas e básicas como contratar, controlar, remunerar, demitir (não que estas atividades não sejam importantes. Elas também fazem parte do processo de RH); vivenciamos, atualmente, um desconforto saudável e multicolorido de possibilidades de atuação para a área de Gestão de Pessoas.

O mundo empresarial pede mudanças constantes na condução dos negócios. Aumenta a competição, os clientes tornam-se infiéis, cresce a pressão para resultados. Cenário crítico para a qualidade de vida das pessoas e organizações.
É neste cenário que nasce um RH mais conectado. Passamos de um RH monocromático - amplamente conhecido - para um RH com cinquenta tons de todas as cores. Esse up grade vem ocorrendo em boas empresas e empresários conscientes da relevância e urgência de engajar, reter talentos e inovar nos negócios.

Novos tons dão novas cores ao RH: Responsabilidades ou atividades como como Gestão do Desempenho, Comunicação interna e endomarketing, planejamento estratégico de RH, alinhamento do RH ao negócio, desenvolvimento de lideranças, pesquisa de clima organizacional, formação de equipes de alto desempenho, processos enxutos, atração e retenção de talentos, dentre outras ações, colocam os profissionais de RH num patamar elevado de motivação e desempenho. Um caminho sem volta. Algumas empresas estão construindo a excelência a passos largos, outras estão engatinhando, outras não começaram e há aquelas, ainda, que nunca começarão. Você, jovem profissional de RH, selecione que tipo de empresa você quer trabalhar. Em empresas com um tom de cinza ou empresas com cinquenta tons de todas as cores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário