Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BEM VINDOS AO MUNDO REAL

A famosa escola de Administração de Harvard está oferecendo a alguns de seus alunos uma forte dose de realismo. Ao invés de receber o usual estudo de caso como exame de meio de semestre, um grupo experimental de estudantes do primeiro ano de marketing foi dividido aleatoriamente em equipes de quatro para resolver um problema. O tempo concedido foi de 24 horas para a solução e todos os alunos receberam a mesma nota.

Os estudantes queixaram-se à coordenação de que foram agrupados com pessoas que eles não teriam escolhido para trabalhar junto. Resposta da coordenação: "Bem vindos ao mundo real".


Prof. John Quelch relatou que os grupos com maiores divergências e conflitos, surpreendentemente, aproveitaram mais com a experiência, e que os estudantes acabaram reconhecendo o valor do exercício. Uma coisa que descobriram é que não se pode colocar pessoas juntas e esperar os resultados imediatos. O trabalho em equipe não acontece por mágica, ainda que os membros possuam habilidades extraordinárias. 


Lição: Programas de Desenvolvimento de Equipes com prazo definido - 1, 2, 3, 4 dias - têm muito pouca eficácia. Desenvolver equipes é um processo, não um evento. Ao planejar seus próximos projetos de DE, pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário