Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Aprenda a agir corretamente em um momento de crise

Não será um momento de calmaria que irá atestar a sua real postura como um gestor seguro e eficaz. A realização de um planejamento de crise deve estar sempre em dia com as práticas correntes que uma empresa deve cumprir. Infelizmente nem sempre é possível prever o imprevisto. Para não se perder em meio a uma turbulência, veja a seguir como agir corretamente em um momento de crise:

Lição 1: Líderes devem encarar a realidade. Líderes precisam reunir o seu time e reconhecer as causas da crise. O reconhecimento é um passo fundamental antes de tomar a solução adequada. Para entender as reais razões, todos devem estar dispostos a contar toda a verdade. Líderes não podem solucionar nada se não souberem quais são as raízes do problema.
Lição 2: Não importa o quão ruim as coisas estejam, elas podem piorar. Ao encarar prognósticos ruins, muitos gestores não acreditam que a situação esteja tão ruim. Como consequência dessa negligência, eles tentam convencer a todos do contrário, podendo agravar o problema. O ideal é que os líderes já se preparem para o pior e organizem planejamentos para recuperar o prejuízo.
Lição 3: Acumule capital e tenha em mente que em uma crise, dinheiro é a solução. Esqueça os investimentos e os lucros, e se concentre apenas em averiguar se sua organização possui montante suficiente para superar as piores circunstâncias.
Lição 4: Tire o peso do mundo das suas costas. Em uma crise, muitos líderes assumem a personalidade do personagem grego Atlas, carregando o globo terrestre nos ombros. Eles se isolam e pensam que podem resolver tudo sozinhos. Na realidade, líderes devem receber a ajuda de todos os setores da sua empresa. Isso requer pedir por conselhos e ideias sem parecer que está totalmente perdido.
Lição 5: Antes de pedir para que outros se sacrifiquem, se torne o primeiro voluntário. Todo mundo está acompanhando as ações do líder. Será que eles vão permanecer verdadeiros com seus ideais? Será que eles vão se curvar à pressão externa, ou vão confrontar a crise de peito aberto?
Lição 6: Nunca desperdice uma boa crise. Quando as coisas vão bem, as pessoas resistem a mudanças drásticas ou tentam promover pequenas adaptações. Uma crise providencia ao líder a oportunidade para realmente realizar grandes mudanças que deveriam ser feitas de qualquer maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário