Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

LIDERANÇA - O melhor caminho para a informação

Publicado em 27/03/2015 por Analisa de Medeiros Brum.

A informação segue dois caminhos:

– por meio das lideranças; e
– por meio de canais, instrumentos e ações.

Esses caminhos são complementares. Entretanto, a liderança pode e deve ser considerada como o primeiro e principal caminho para o conteúdo da comunicação interna.

Vivemos um momento em que muitas empresas já dominam técnicas e estratégias de comunicação interna e endomarketing, mas sofrem com o fato de não terem preparado suas lideranças para participarem desse processo de maneira efetiva.

Hoje, os líderes devem ser capazes de promover o direcionamento da informação, ter uma visão empresarial ao repassá-la e fazer com que ela sirva de fator de motivação para o público interno. No entanto, esse é um longo caminho a ser conquistado.

Sempre que faço a análise de pesquisas de comunicação interna, vejo que as pessoas possuem a tendência de classificar a sua liderança como um canal de comunicação, mesmo que ela não atue como tal.

Mais do que um canal, o líder é a empresa. Ele representa a empresa, especialmente para as pessoas da base. Por isso, deve dominar um alto e bom nível de informação para poder atuar junto a este público. Ocorre, no entanto, que nem todas as empresas possuem canais específicos para seus gestores.

Quando as empresas referem-se às dificuldades enfrentadas pelas lideranças para assumirem o seu papel no processo da informação, sempre alerto que o problema está na ausência de canais e de instrumentos específicos para esse segmento de público interno.

Acredito que quando os líderes recebem a informação para repassar para a base, através de canais específicos para eles, acabam entendendo e assumindo o papel de intermediários entre a direção da empresa e a base da pirâmide organizacional.

Fonte: https://analisademedeirosbrum.wordpress.com/2015/03/27/lideranca-o-melhor-caminho-para-a-informacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário