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quinta-feira, 7 de maio de 2015

O seu estado mental será responsável pelos resultados que você vai alcançar.

Veja como mudar isso:

Don é vice-presidente sênior de vendas de uma empresa de fabricação global.
Ele acorda atrasado, corre para tomar banho e se vestir, discute com a sua filha adolescente no café e, em seguida, fica preso no trânsito a caminho do trabalho.
Nesse momento ele percebe que vai atrasar para a sua primeira reunião.
Donna é uma executiva de marketing. Ela acorda às 6h para uma volta de bicicleta, dedica alguns minutos aos alongamentos e em seguida, se arruma, dá café para os 2 filhos antes de pegar o ônibus e o trem para o escritório.
Qual dos 2 executivos terá um dia mais produtivo no trabalho?
Depende de como Don, que teve a manhã mais difícil no trabalho, é capaz de gerir o seu estado de espírito.
Por 20 anos, a Harvard Business Review tem estudado líderes em mais de 30 países e seus diversos mercados para ajudá-los a entender como o estado de espírito pode afetar sua liderança e seu desempenho.
Há 2 anos atrás, uma organização lançou uma iniciativa de pesquisa global de longo prazo para fornecer dados quantitativos sobre esse tema.
Foram selecionados 18 estados de espírito e líderes foram pesquisados e todo o mundo sobre o impacto de cada estado de espírito em sua rotina e produtividade.
Abaixo está um gráfico que relaciona o percentual de líderes que relataram experimentar cada 1 dos 18 estados mentais.
Estado de espírito que líderes experimentar em suas rotinas.
Estado de espírito que líderes experimentar em suas rotinas.
Dos 18 estados de espírito, não foi surpresa que 94% dos entrevistados relataram que a calma, felicidade e energia (CHE) são os 3 que dão maior eficiência a seus desempenhos.
O gráfico mostra claramente que a maioria dos líderes parecem serem capazes de acessar a CHE em uma base regular.
No entanto, a frustração, ansiedade, cansaço e estresse (FATS) também são relativamente comuns.
E descobrimos ainda que alguns fatores como idade, sexo, nível organizacional, espaço de influência, tipo e tamanho da organização estão relacionados com os estados da mente.
Os estados inferiores, por exemplo, são mais comuns em homens jovens, com menos posse, e que estão em níveis organizacionais mais baixos.
Os líderes que responderam a pesquisa afirmaram ainda que é muito mais difícil mudar dos estados de espírito ruim para os bons.
Quando você está estressado e frustrado é muito mais difícil ver o seu estado de espírito, e se não tem estratégias claras para mudar, você provavelmente vai causar sérios danos a si mesmo e à sua organização.
Então, como os líderes podem mudar seus estados mentais?
Podemos dividir as melhores práticas em 4 categorias.

#1. Pensamentos e sentimentosReconheça suas emoções para reduzir sua intensidade. Permita que seus pensamentos seja transitórios. Visualize imagens positivas para gerar sentimentos positivos. Centre sua atenção em diferentes estímulos. Comece a jornada para encontrar a clareza, e se engaje em conversas significativas para promover a compreensão e o otimismo.

#2. PsicologiaUse a respiração profunda para reduzir o estresse.

Alongue para soltar os músculos, estimular o fluxo sanguíneo e melhorar a sua função cognitiva. Além disso, faça pausas para limpar a mente, relaxar o córtex pré-frontal e aumentar sua satisfação.
Mantenha o controle aumente a respiração para diminuir o estresse.
Mantenha o controle aumente a respiração para diminuir o estresse.

#3. Ambiente externoAjuste a iluminação e bloqueie o ruído para gerar calma. Ouça música para estimular a reflexão. Elimine a desordem para reduzir a ansiedade e melhorar o foco. E passe o tempo na natureza para mudar as perspectivas.

#4. Saúde e bem-estarComece uma dieta equilibrada, mantenha um regime de exercícios e durma o suficiente para manter sua energia e equilíbrio.

Don fez exatamente isso. Ao perceber o estado em que estava, ele fez um balanço de sua ansiedade, envolveu-se em exercícios de respiração, visualizando ter uma conversa positiva com sua filha, e aceitou que ele não pode mudar o trânsito. Ele então começou a explorar a forma como ele gerencia seu atraso e sua carga de trabalho. Seu estado de espírito mudou e ele se sentou bem pela primeira vez naquele dia.
*Este artigo foi adaptado do original, “How Yous State of Mind Affects Your Performance”, da Harvard Business Review.

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