Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Você conhece pessoas que vivem dando desculpas?


Accountability é uma palavra inglesa que, em português, não conseguimos traduzi-la por uma palavra só. Por isso, as empresas usam essa palavra em inglês mesmo. Podemos definir “Accountability Pessoal” como “pegar para si a responsabilidade e gerar respostas com resultados”.

Então é mais do que simplesmente responsabilidade. É pegar sua vida em suas mãos, é fazer o que tem que ser feito, é ser responsável pela sua vida, zelar por ela, cultivar relacionamentos e valores – respeito, falar a verdade, olhar para o todo e não somente para si mesmo. 

Esses valores não são adquiridos de uma hora para a outra, precisamos aprender. Fazer a nossa parte numa sociedade tão individualista e tão corrompida pela falta de valores universais é muito pouco. Fazer só aquilo a que somos pagos para fazer é de uma pobreza intelectual avassaladora.


Ou pegamos nossa vida em nossas mãos e contribuímos para uma sociedade melhor ou estamos fadados a ser invadidos pela insatisfação em todas as nossas células. Já descobrimos que não podemos ser felizes só na base do “vou tirar proveito disso e o outro que se dane”. Só seremos felizes se incluirmos o outro em nossa vida, se entendermos que não somos separados do outro e esse outro não é só sua família, é o seu colega de trabalho, é o seu cliente, é o seu atendente, é o seu aluno, o seu professor, é o motorista do ônibus, é o amigo de seu amigo. Só seremos felizes se nos responsabilizarmos pelas situações e ir mais além buscando soluções criativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário