Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Anorexia organizacional - O perigo dos regimes brutais de redução de custos

O mantra das empresas nesse momento é: Fazer mais com menos. Isso não é novidade. Sempre fizemos isso, caso contrário as empresas já teriam fechado por falta de resultado sustentável ao longo de sua vida.
Com o cenário econômico que temos, o grande risco é adotar um regime de redução de despesas e cortes de custos que  podem levar as empresas a uma situação de anorexia. Esse termo é conhecido como um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal.
Empresas pressionadas pelo peso de seus custos e despesas, e vendo suas receitas diminuírem pela queda de demanda, tornam-se prisioneiras de regimes fortes e autoritários que podem provocar uma situação de anorexia organizacional. Sabendo que as consequências têm diferentes graus de dificuldade, de reações no organismo empresarial e, por isso, de ações corretivas críticas.
Uma "empresa anorexa" pode apresentar sintomas que passam pelo empobrecimento do clima interno de trabalho, perda de bons profissionais, perda de memória e de conhecimento, depreciação mais rápida de ativos, perda de clientes importantes, queda da confiança entre pessoas e departamentos, amplificação dos boatos e das fofocas, pressão de sócios, dentre outros sintomas críticos que podem levar uma empresa ao óbito. Sabe quem vai gostar de tudo isso? Seus concorrentes!  
A lição a ser aprendida é a de que é preciso mais equilíbrio e moderação nas análises contábeis e financeiras, visando a não provocar um colapso na organização. Reduzir o denominador é fácil. Difícil e trabalhoso é aumentar o numerador que requerem atitudes de inovação, criatividade, pensar fora da caixa, descobrir novos clientes, descobrir receitas marginais que possam ser geradas, redesenhar o modelo de negócio, engajar as pessoas com propósito, quebrar velhas fórmulas que deram certo e que hoje já não fazem mais sentido... Enfim, desburocratizar, sair do marasmo, da acomodação, da falta de tesão, de ter potência e disciplina para fazer acontecer. Inteligência e sabedoria, claro! Não podem faltar nessa vitamina contra a anorexia! 
Observação: Anorexia Empresarial é uma expressão criada por Gary Hamel e por C. K. Prahalad em "Competing for the Future" para criticar os abusos cometidos com o downsising. A expressão foi criada para descrever as organizações que procuram continuamente reduzir os seus custos e o número dos seus trabalhadores, sem se preocuparem em redefinir funções e processos ou em revitalizar a cultura organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário