Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Para que serve a liderança numa empresa?


As pessoas não precisam de líderes para fazer o que estão fazendo. 

A nova liderança tem a ver com mudança. Desde o início do século XX, os altos gerentes criaram sistemas para definir, medir e controlar o comportamento da média gerência  e dos funcionários. Esses sistemas foram projetados para criar funcionários que fazem as coisas do jeito que a empresa determina. A ideia era criar estabilidade, consistência e previsibilidade. 

Nessa estrutura, as informações fluem para o topo, onde os executivos tomam decisões, alocam recursos, estabelecem prioridades, atribuem responsabilidades e controlam a gestão dos recursos. Os altos executivos são os únicos empreendedores. As ideias da base são sujeitas a uma extensa documentação e detalhado processo de revisão as quais raramente sobrevivem. 

Todo o sistema tem uma orientação vertical de cima para baixo totalmente baseada na autoridade. Pergunto: - Esse modelo de gestão sobrevive à velocidade dos novos tempos? Claro que não! Esse tipo de sistema leva ao desastre. Não queira provar o contrário. O preço é alto demais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário