Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2016

O que um Verdadeiro Coach pode fazer por você.

Nunca tive um Coach em minha vida profissional. Esse personagem era raríssimo quando assumi, na década de 80, minha primeira experiência como líder. Terrível!  
Tinha que fazer o meu trabalho técnico e supervisionar o trabalho técnico dos outros. Não me sentia líder. Apenas um colega com o poder de "mandar" nos outros. Criticar, chamar a atenção, elogiar e... dar feedbackFeedback!? Bacana nos livros. Na vida real, tive que me virar e aprender na base do acerto e do erro. Hoje, temos um cenário bem diferente. Pessoas altamente qualificadas em Coaching podem acelerar a maturidade pessoal e profissional dos coachees (nome dado para quem recebe o Coaching). E isto acontece sim. Mas sei também que tem muita gente decepcionada e traumatizada com a experiência. Mas observe. Se você não foi bem sucedido num processo de Coaching, a responsabilidade foi sua. 
A ajuda profissional em tempos de instabilidade é primordial. Se você me perguntar: - O Coaching pode mesmo ajudar a transformar a minha realidade pessoal e profissional? Respondo: - Sim, claro! Pode te ajudar muito! Principalmente em momentos críticos de carreira como, por exemplo, quando você percebe que o ciclo profissional se encerrou na organização onde trabalha. Começa a observar os sinais emitidos - endógenos e exógenos -  e sente que algo precisa ser feito para não entrar em parafuso.
Passam a fazer parte de seu universo psíquico o medo, a ansiedade, a depressão e os desequilíbrios emocionais. Se insiste, e não trata, aumenta o desconforto e a tolerância pode ir a zero. Explosões emocionais pode colocar você em situações altamente desagradáveis. Mas atenção! Não adianta trocar de CNPJ se a origem do desconforto estiver em fatores internos e relacionados ao seu psiquê. Se não tratá-los, a desmotivação e o mal estar o acompanharão.
A carreira começa a derrapar, e você perde o brilho nos olhos, quando descola da cultura da empresa. Por vários motivos e fortemente relacionados a um choque de valores. 
O seu trabalho está deixando-o esgotado e de saco cheio? Quem sabe está na hora de fazer algo diferente de tudo aquilo que você aprendeu e que lhe sustentou até hoje? Chegou no seu limite? Ótimo! Sinal de mudanças à frente! Afinal, fazer as mesmas coisas durante anos, enche! Dez, vinte, trinta... Idade subindo e energia descendo. É preciso romper com a inércia e fazer algo para voltar a ter equilíbrio e conduzir a sua vida. É aquela história da vaca leiteira. Se acostumou com tudo e tudo virou paisagem no trabalho e, às vezes, na própria vida. Tem vontade de empurrar a vaquinha ribanceira abaixo mas está com medo. Tá bom! Normal pensar assim. Não precisa ser radical. Vamos por partes. Você quer sair dessa situação? Claro! A não ser que seja masoquista. Decisão correta. Pode contar com um Coach para ajudá-lo a fazer uma leitura do seu momento de vida e carreira. 
Um outro cenário onde um Coach pode ajudar são nos momentos de demissão. De transição de carreira para ficar melhor. Não é o fim do mundo ficar desempregado. Nem ser uma vergonha. Faz parte da vida e considero esses momentos de desemprego como oportunidades para reflexão, conscientização e redirecionamento de carreira. Lembra que a vida vai junto. Então, prepare-se para avaliar capacidades potenciais, novas possibilidades de carreira e empreendedorismo.Um bom Coach pode fazer isso.
Vamos direto ao ponto. São várias as situações que levam um profissional a procurar um Coach:
1. Problemas de relacionamento com chefes, subordinados e pares. Conflitos latentes ou manifestos oriundos de assédios, abusos de poder e manipulações maquiavélicas.
2. Problemas com mudanças organizacionais. Resistências, medos, angustias, heroísmos, arranjos, inadequações, jogos políticos e organizacionais.
3. Dificuldades para adequar-se ao perfil do cargo que ocupa por uma questão de percepção, visão restrita, falta de competências comportamentais, gerenciais ou perícia técnica.
4. Dificuldades para preparar uma boa equipe de trabalho e imprimir um ritmo adequado de entrega de tarefas.
5. Dificuldades para engajar as pessoas para alcançar os objetivos e metas da organização. 
6. Vontade de intervir na cultura da empresa para colocá-la em outro patamar de desempenho, mas lhe faltam conhecimentos, habilidades e atitudes.
7. Desejo de elaborar um plano para alcançar o topo da carreira profissional sonhada.
8. Transformar-se num líder de primeira linha.
9. Mudar de carreira para tornar-se um empreendedor.
10. Elaborar um plano de negócio para pós aposentadoria.
Assim, temos dez razões suficientes para você contratar um Coach. Sendo que o cuidado na seleção é a garantia de sucesso do processo de Coaching ou Mentoria. Solicite depoimentos de pessoas que passaram pelo processo, pesquise noLinkedIn sobre o Coach, veja seus relacionamentos no Facebook, suas postagens, quais valores aparecem nas suas ideias, seus compartilhamentos. Se conversar pessoalmente, observe se tem brilho nos olhos.
Solicite seu currículo lattes ou CV padrão detalhado para conhecer sua experiência profissional - principalmente se o trabalho for direcionado para Coach Executivo -, suas histórias de sucesso e de fracasso e, por fim, a metodologia de trabalho. Todos os passos que levarão você a elaborar seu plano.É o mínimo que você pode fazer para assegurar-se da eficácia do trabalho, cujo resultado está diretamente relacionado ao seu sucesso pessoal e profissional. Fuja de embalagens bonitas! Foco no background! 
Good luck!

Acompanhe-me: Facebook  /  LinkedIn  / Skype (dermevalfranco / Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário