Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de março de 2017

As Diferenças entre Treinamento e Educação Corporativa

Nos últimos anos muito tem se falado da Educação corporativa dentro das organizações como um meio para promover o desenvolvimento humano e, consequentemente, crescer de forma sustentável atingindo os resultados estratégicos esperados e formando vantagens competitivas. No entanto, ainda existe muita confusão na hora de diferenciar a Educação corporativa dos centros de treinamento tradicionais já usados por gestores ou em áreas de Treinamento e Desenvolvimento. Assim, esse artigo pretende esclarecer os principais pontos de diferenciação entre os dois recursos empregados em organizações de todos os portes e setores.
De forma ampla, a educação corporativa está intrinsecamente relacionada às estratégias da organização, atuando para o desenvolvimento de competências dos colaboradores, fornecedores ou clientes em um contexto no longo prazo focado em aumentar a produtividade e competitividades da organização. Por outro lado, os treinamentos procuram atender às necessidades educacionais pontuais de departamentos, colaboradores ou gestores, preocupando-se em trabalhar competências e habilidades em uma visão de curto prazo.

Além dos objetivos e propostas de trabalho educacional serem distintos entre os dois, a educação corporativa pressupõe que a aprendizagem do aluno seja integrada, ampla e ativa, ou seja, o professor ou gestor não é mais o detentor do conhecimento que irá entregar ao aluno, como estão estruturados os treinamentos, mas sim um facilitador do processo pela busca por esse conhecimento. Desta forma o profissional sente-se mais respeitado e empoderado para alcançar conhecimentos muitas vezes além daqueles exigidos em um treinamento.



Fonte: http://fappes.edu.br/blog/2016/04/01/diferencas-entre-educacao-corporativa-e-treinamento/
Acessado em 27/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário